terça-feira, 16 de junho de 2009

Um parque esquecido

Nem passa pela cabeça de muitos, mas o Parque da Expoville, poderia perfeitamente se transformar em um típico parque da cidade. Possui requisitos básicos para um parque, como: estacionamento, lago, restaurante e áreas verdes. Pequenas adequações como implantação de trilhas, pista de ciclismo, academias ao ar livre, quadras de esportes, transformariam a Expoville num grande parque da cidade aliado ao grande centro de eventos e exposição já existente. Por que será que nenhum governante pensou nisso antes?

clique para ampliar

clique para ampliar




segunda-feira, 8 de junho de 2009

Preconceito

Tentei passar por uma galeria de lojas localizada na rua Nove de Março, a fim de comprar meu presente do Dia dos Namorados. Mas fui impedido pelo segurança, pois estava empurrando minha bicicleta. O mesmo alegou que era proibido transitar com esse veículo pela galeria.

Eu estava desmontado da bicicleta e, conforme o código de trânsito, em seu capítulo 4º, artigo 68, inciso 1º: “Ciclista desmontado e empurrando a bicicleta equipare-se à condição de pedestre” e, também, conforme o Plano Diretor de Joinville, as travessas e galerias centrais da cidade possuem a função de ligação entre ruas, não podendo impedir a livre circulação de pedestres durante seu horário de funcionamento.

Se um indivíduo pode circular por uma galeria empurrando um carrinho de bebê, por exemplo, por que outro segurando e empurrando uma bicicleta não pode? Só consigo entender isso como preconceito e discriminação às pessoas que utilizam esse meio de transporte.



(Material publicado também no ANotícia no dia 07/06)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Uma solução para a BR- 280

Uma solução relativamente viável para diminuição dos congestionamentos e encurtamento das distâncias entre Joinville e São Francisco do Sul é possível. A ideia seria a construção de uma nova ponte ligando a zona sul de Joinville com a Ilha de São Francisco do Sul. A diminuição da distância entre a duas cidades chegaria a 12 km, e ainda diminuiria consideravelmente os congestionamentos na temporada de verão e melhoraria o fluxo de caminhões em direção ao Porto de São Francisco do Sul.

clique na imagem para ampliar